domingo, 26 de agosto de 2012

26 DE AGOSTO: 11ª PARADA LGBT DE JOÃO PESSOA

Neste domingo (26), a orla das praias de Cabo Branco e Tambaú será palco da XI Parada LGBT de João Pessoa. O evento acontece a partir das 10h, reunindo lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e demais cidadãos comprometidos com os direitos humanos e o direito à afirmação da identidade de gênero e à livre orientação afetivo-sexual. O encerramento será com um show da cantora Wanessa.


O evento é realizado pelo Movimento do Espírito Lilás (MEL) e o Grupo de Mulheres Maria Quitéria (GMMQ), com o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope) e das secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), de Infraestrutura (Seinfra), de Mobilidade Urbana (Semob) e de Saúde (SMS), além do Conselho Regional de Serviço Social (Cress-PB) e da Casa Civil do Governo Estado, entre outros. 

Com o tema “Afirmando Direitos e Cidadania”, o movimento LGBT pretende despertar a sociedade e os poderes constituídos para uma reflexão sobre a crescente onda de homofobia na Paraíba. De acordo com os índices nacionais, o estado está em primeiro lugar como o mais violento do país, com 20 assassinatos contra este segmento somente no primeiro semestre de 2012. 

A abertura será realizada com a execução do hino nacional pela cantora Cida Lobo. Na concentração, se apresentam o Dj Dallez, Adeildo Vieira, Cida Alves, Banda No Exit, Banda Donna’s, DJ Guiraiz, DJ Hellan, DJ Shi Oliver, DJ Kylt e banda Abrado’s Zóio. Haverá a participação da OAB/PB, Cress, Fórum LGBT, Liga Brasileira de Lésbicas, Articulação Nacional de Travestis e Transexuais, Homens Trans e Juventude LGBT.

No palco principal, o show de Natalie de Lima e as apresentações de Yasmin Kaziraguy, Ashley Hunter, Thiffany LaFace e Perlla Rachelly (Top Drag Paraíba 2012). Haverá, ainda, uma intervenção do movimento LGBT, com falas de representantes da Câmara Municipal, do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa, da Prefeitura de João Pessoa, do MEL e do GMMQ sobre a luta contra as desigualdades que existem hoje na sociedade e que levam à violência, à pobreza e à exclusão. “Somos todos iguais perante a lei. Toda forma de preconceito deve ser criminalizada”, disse o responsável pela Comissão de Comunicação e Divulgação do evento, José Felipe dos Santos. Por fim, os shows de Mira Maia e Wanessa Camargo.

O evento contará, ainda, com a distribuição de preservativos e informativos sobre cidadania, além de dicas sobre prevenção contra o HIV/Aids, hepatites virais e demais doenças sexualmente transmissíveis.

Nenhum comentário: